domingo, 14 de agosto de 2011

Resumo do texto "Como utilizar as tecnologias na escola" de José Manuel Moran

O texto Como utilizar as tecnologias na escola, de José Manuel Moran traz a tecnologia para auxiliar na organização, como por exemplo, na organização do planejamento didático.
Moran propõe uma inovação equilibrada com a organização, sendo a tecnologia fonte de busca para novos conhecimentos, novos olhares e questões, para superarmos nossos modelos. Assim avançamos quando conseguimos no preparo do planejamento, nortear o trabalho na sala de aula, sem sínteses ou expectativas prévias, mas sim dialogando e questionando o nosso aluno, incentivando sua participação.
“Nem o sistematizador nem o questionador podem prevalecer no conjunto. É importante equilibrar organização e inovação; sistematização e superação.”
O autor traz também a tecnologia como fonte de pesquisa, fonte da boa pesquisa, de busca por conhecimento significativo.
“A pesquisa é um primeiro passo para entender, comparar, escolher, avaliar, contextualizar, aplicar de alguma forma.”
Através da pesquisa encontramos muita informação tanto de fatos históricos como fatos do nosso cotidiano que estão sempre em movimento. O domínio dessas tecnologias como fonte de pesquisa, é importante para além da pesquisa, mas sim para sabermos avaliar se o resultado é realmente significativo e não cairmos no erro de satisfazer-se com o primeiro resultados.
Aderindo a esse instrumento, o professor deixará de fornecer respostas para os alunos e permitirá que eles próprios busquem suas respostas, sendo o professor o mediador entre a busca e a escolha entre os diversos resultados de pesquisa.
Moran diz: “Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes.”
Essa ajuda é importante, pois a internet traz inúmeros assuntos e está fervilhando de sites bons e ruins. Avaliando bem o que acessar, o que procurar, alunos e professores farão pesquisas muito significativa para a aprendizagem de ambos.
O texto aborda também a problemática de que cada vez mais a pesquisa tem se tornado busca por informação do que por conhecimento. Isso porque, muitas vezes a busca é realizada por palavras chaves, a leitura é feita apenas das frases chamativas e assim a pesquisa se torna superficial.
Por isso, José Manuel Moran fornece alguns “truques” que Jakob Nielsen e John Morkes definem para que a pesquisa seja realizada corretamente e em sites confiáveis, como por exemplo a pesquisa em grupo, o webquest, no qual o aluno tem um problema a ser solucionado e a internet será fonte de investigação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário