domingo, 21 de agosto de 2011

Resumo do texto "Interatividade: uma mudança fundamental do esquema clássico da comunicação" de Marco Silva


No texto Interatividade: uma mudança fundamental do esquema clássico da comunicação, o autor Marco Silva nós trás uma idéia da transformação da forma de se comunicar a partir do surgimento das maneiras tecnológicas de fazer essa comunicação.
Ele traz a opinião de um outro autor chamado M. Marchand que fala que:

“[…]o emissor dá a vez ao receptor a fim de que este intervenha no conteúdo da mensagem para deformá-lo, deslocá-lo, nós nos encontramos em uma situação de comunicação nova que os conceitos clássicos não permitem mais descrever de maneira pertinente.” (MARCHAND)

O autor nos mostra a teoria da comunicação, como ela foi modificada com essas novas características da comunicação, como por exemplo a interferência do receptor, e do que ela realmente se trata.
Ele também trás uma série de citações de outros autores sobre esse assunto e com certeza isso nos traz outras visões sobre as mudanças de comunicação a partir da criação das novas tecnologias.
Silva nos trás uma questão que com certeza é de grande importância ser discutida: O social e as tecnologias informáticas: recursividade e interatividade. Ele nos trás como a comunicação cibernática aumentou consideravelmente e colocando pontos sobre como isso esta presente em nosso meio.

“A interseção ou imbricação da técnica com o social é afinal a coexistência trágica do imperativo da técnica sobre a espécie humana e da configuração do instrumento a partir do social. No entanto, até mesmo aquele pensamento que vê nessa interseção apenas uma relação meio-fins, apenas otimização e regulação das relações homem-máquina, pode perceber que “a exploração da técnica faz dela marcada e impregnada pelo uso social”.”. (SILVA, 2003)

Por fim, achamos que, com a tecnologia avançando cada vez mais rápido, as pessoas deveriam se preocupar em entender mais essas novas maneiras de se comunicar, mas sem deixar de lado o conceito tradicional de comunicação.

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